quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Participação CONNEPI 2016

Aprendizagem centrada no aluno: Compartilhando a experiência no modelo educacional finlandês



De 06 a 09 de dezembro, foi realizado na capital de Alagoas, Maceió, o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) que foi promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A realização deste evento é importante para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais.
Durante este evento ocorreram varias atividades entre elas a realização de minicursos e, entre estes podemos destacar o "Aprendizagem centrada no aluno: Compartilhando a experiência no modelo educacional finlandês", que foi realizado pelos professores Azenaide Abreu Soares Vieira (IFMS), Conceição de Maria Cardoso Costa (IFB), Juliana Campos Sabino de Souza (IFB), Marize Lyra Silva Passos (IFES) e Robson Gonçalves Felix (IFMS) que participaram do Programa VET III - Professores para o Futuro (Finlândia) no ano de 2016. Este minicurso tem como princípio a aprendizagem centrada no aluno e a visão de que aprendemos fazendo - “learning by doing”- conceito bastante focado na educação finlandesa. A aprendizagem fomentada pela imersão na cultura e educação finlandesa nos possibilitou valorizar a construção colaborativa de saberes e a adoção metodologias ativas de ensino e aprendizagem onde o foco do processo de aprendizagem é o próprio aluno. Nessa perspectiva o docente deixa de ser o centro do processo educacional e o aluno passa a ter um papel ativo onde o docente atua como mediador desse processo.

A seguir algumas fotos que registram a aprendizagem e o compartilhamento de conhecimentos que foi gerado durante o evento. Este foi um momento muito rico e gratificante para todos os participantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário