sábado, 8 de outubro de 2016

Compartilhando Experências

Seminário em Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática


O curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem o objetivo de oferecer formação para professores visando o aprofundamento de conhecimentos científicos adquiridos em cursos de graduação; o desenvolvimento de capacidades criadoras e técnico-profissionais em ensino de ciências e matemática; a promoção de competência pedagógica, ética e científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em ensino de ciências e a formação de profissionais que possam atuar como pesquisadores autônomos e como docentes em disciplinas da educação básica, da graduação e da pós-graduação.
Entre as diversas atividades realizadas no curso existem os Seminários em Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática.
No dia 06 de outubro eu e professor Vicente Marques tivemos a oportunidade de sermos convidados pelos professores Manuella Villar Amado e Luciano Lessa Lorenzoni para podermos compartilhar com os alunos do EDUCIMAT nossas experiências, ligadas à área de educação, vivenciadas na Finlândia durante 3 meses durante nossa participação no programa Professores para o Futuro VET II na Universidade de Ciências Aplicada de HAMK na cidade de Hämeenlinna.
Este momento foi muito gratificante e cheio de trocas de experiências.





sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Defesa TCC II

Trabalhos de Defesa de Conclusão de Curso da Pós-Graduação 


Nos dias 29 e 30 setembro e 01 de outubro, foram realizadas as defesa do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos da Pós-graduação em Informática na Educação (PIE) e da Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (TecEdu). As defesas ocorrem no Ifes campus de Serra (Manguinhos).
No total ocorrem 86 defesas, sendo que 13 foram do Curso TecEdu e 73 do curso PIE.
O evento foi um sucesso graças a participação e empenho de toda a equipe dos dois cursos e o apoio do campus de Serra.
Eu tive 3 alunas que defenderam seus trabalhos nestes dias, Midiam Silva Pinheiro (TecEdu), Gracieli Pogian (PIE) e  Eliane Bravo (PIE) e, foram aprovadas sem restrições.

Aluna: Midiam Silva Pinheiro (TecEdu)
Título do Trabalho Monográfico: A Importância da Pesquisa na Formação Docente Quanto Prática Pedagógica Reflexiva.







Aluna: Gracieli Pogian (PIE)

Título do Trabalho Monográfico: Uso de Jogos Educacionais Computacionais para Apoio a Aprendizagem de Alunos com Deficiências.





Aluna: Eliane Bravo (PIE)
Título do Trabalho Monográfico: Apoio a Alfabetização Matemática por Meio do Uso de Jogos Educacionais Computacionais.



Papo Cabeça

Papo Cabeça - Cefor

Papo Cabeça – Compartilhando Ações é um um evento periódico promovido pela Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento tem como objetivo informar ações e resultados de pesquisa e extensão realizados no Cefor bem como promover a divulgação dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos nossos servidores.
No dia 28 de setembro ocorreu o segundo Papo Cabeça, nele os professores Marize PassosFlávio LopesVicente Marques e Paulo Sérgio Santos Júnior compartilharam com a equipe do Cefor as experiências vivenciadas por eles no Programa VET III - Professores para o Futuro que ocorreu na Finlândia no período de abril a junho de 2016 e, falaram sobre seus projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no Ifes em parceria com outros Institutos Federais.