sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Casa da Finlândia - 2016

Casa da Finlândia no Rio de Janeiro – 2016


Casa da Finlândia (Finland House) é um espaço patrocinado pelo governo finlandês que estará aberto de 12 a 21 de agosto de 2016 no centro do Rio na Casa França Brasil. Neste espaço será apresentando informações sobre a educação, esporte e tecnologias limpas desenvolvidas na Finlândia.
Varias entidades ligadas a educação estão demonstrando a experiência finlandesa na utilizando métodos de aprendizagem interativos e jogos. Neste espaço o visitante tem a possibilidade de conhecer a plataforma de construção de jogos interativos Seppo, a plataforma online Muuvit que combina esportes e aprendizagem e serve como uma ferramenta para os professores inspirarem crianças a adquirirem um estilo de vida ativo e aprender de uma forma divertida e interdisciplinar; conhecer o ambiente digital Sanako que fornece aos alunos as oportunidades de aprendizagem just-in-time oferecidas por um laboratório de línguas; jogar o jogo de matemática 10Monkeys, etc. Aqui também o sistema escolar finlandês, baseado em ferramentas pedagógicas para o século 21 também estará apresentado.
A Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e da Universidade Häme de Ciências Aplicadas (HAMK) organizaram conjuntamente um workshop para educadores locais, em que professores brasileiros que participaram de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa Professores para o Futuro (VET Teacher for the Future) que teve como objetivo fornecer oportunidade para que professores da rede federal de ensino técnico e tecnológico pudessem conhecer a realidade da educação finlandesa na prática. Outras instituições de ensino superior finlandês presentes são Universidade de Tampere, da Universidade de Turku, Turku UAS, Lapland UAS e Centro de Educação de Adultos de Tampere (Takk).

Fotos do workshop sobre o programa Professores para o Futuro